sábado, 15 de junho de 2013

Caminhe todos os dias e ganhe saúde

Uma série de pesquisas científicas comprovam que a caminhada ajuda o corpo e a mente, principalmente, na velhice, quando a pessoa vai perdendo suas capacidades.
È sabido que a caminhada aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, o que ajuda a mantê-lo em pleno funcionamento.
E para potencializar os benefícios da caminhada para a mente uma das melhores modalidade é a caminhada em labirinto.
Caminhar em um labirinto é uma antiga prática usada por diferentes crenças espirituais para orar e para desenvolver a concentração e a contemplação. O caminhante que perfaz as linhas sinuosas de um labirinto vai se acalmando lentamente,vai relaxando a mente , e com mais facilidade, é capaz de se concentrarem uma oração ou se voltar para o lado espiritual.O caminho para o centro e, para a partir desse ponto,um só caminho para sair.Não tem becos sem saídas, mesmo que de voltas e mais voltas para chegar ao centro. Mas há labirintos com várias entradas e saídas, que também são ótimos para caminhar.
Também é possível praticar a caminhada a partir de um trajeto imaginário de formas labirínticas.
Inicie o percurso com calma e em pequenos passos. Vá aumentando o ritmo aos poucos. Ao chegar ao ponto programado, que seria o centro do labirinto, é o momento para uma pausa para relaxar o corpo e a mente. Quem aproveitar sabe meditar.A volta pelo mesmo caminho da ida é mais um exercício para a memória.

Nenhum comentário: