segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fisioterapia do trabalho

Conhecendo a Fisioterapia do Trabalho
• A Fisioterapia do Trabalho é uma especialidade da fisioterapia que atua prevenindo e resgatando a saúde do trabalhador, para isto, ela aborda os aspectos da ergonomia, da biomecânica, da atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos, sob o enfoque multiprofissional e interdisciplinar, com o propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador.
Desta maneira, podemos evitar manifestações de queixas dolorosas músculo-esqueléticas de origem ocupacional ou não, as quais em muitos casos torna os movimentos físicos incapacitantes, prejudicando o rendimento do profissional e da sua vida social.

Atribuições Principais:
• Educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva, na atenção primária em saúde.


• Promover ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa.

• Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativas.

• Desenvolver programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.

“Ergonomia”
• Palavra usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa.


A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores e atividade. Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atual em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afeta a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.



Nenhum comentário: